Princesa Isabel será beneficiada por unidade da Estratégia Saúde da Família‏

Obra em ritmo acelerado
Secom/Roberto Santos

Iniciada há cerca de 20 dias, a obra de construção de um novo equipamento de saúde na Avenida Princesa Isabel segue em ritmo acelerado. Sob a responsabilidade de duas empresas, LB Ltda (mão de obra) e HP Ltda (fornecimento de material), a construção tem término estimado em seis meses e é financiada por recursos do Fundo Nacional de Saúde (FNS).

A diretora de Atenção Básica da Secretaria de Saúde (Sesau) de Ilhéus, Bárbara Christian, explica que o projeto é transformar o espaço em duas unidades da Estratégia Saúde da Família (ESF), conhecida no passado como Programa Saúde da Família (PSF). “Nesse contexto, a população local contará com equipes compostas por médicos, enfermeiros, recepcionistas, técnicos de enfermagem e auxiliares de serviços gerais, entre vários outros”, pontua.

O espaço, de acordo com informações do superintendente de Obras da Secretaria de Infraestrutura, Transporte e Trânsito, Derneval Furtunato, incluirá quatro consultórios médicos e um gabinete odontológico (com três cadeiras), além de farmácia, copa, cozinha, seis banheiros e salas de reunião, administração, vacinas, curativos, enfermagem e procedimentos diversos.

Desde o início de 2013, o prefeito Jabes Ribeiro e sua equipe vêm trabalhando com o objetivo de ampliar e recuperar a estrutura física da rede municipal de saúde. Nesse período, muitos postos, unidades básicas e equipamentos do Programa Saúde da Família (PSF) foram revitalizados. “Apesar de todas as dificuldades, seguimos atuando permanentemente para melhorar ainda mais o dia a dia da nossa população. Esse é um compromisso inabalável”, comenta.